Economia
Como Laiz Carvalho Superou Barreiras e se Tornou Referência no Mercado Financeiro
Primeira mulher negra a ocupar o cargo de economista-chefe no Brasil, executiva hoje atua no BNP Paribas.
Aos 35 anos, Laiz Carvalho já consolidou seu nome entre os principais economistas do país. Como economista para o Brasil do BNP Paribas, um dos maiores bancos do mundo, ela ajudou a consolidar a instituição entre as cinco brasileiras que mais acertam projeções financeiras no ano. “É um selo de qualidade e reconhecimento do meu trabalho”, diz a executiva, que atua há três anos no cargo e está na lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Brasil.
Com 15 anos de carreira e passagens pelo Santander e BTG Pactual, foi a primeira mulher negra a conquistar o cargo de economista-chefe no Brasil, quando trabalhava no Brasilprev, em 2020. “Precisamos mexer na base para que mais mulheres queiram trabalhar no mercado financeiro.”
Nascida no extremo da zona leste de São Paulo, Laiz não cresceu sonhando em ser economista. “Para mim, banco era a agência que tinha perto da minha casa. Não era factível trabalhar com economia.” Na escola, dizia que queria ser advogada e, em casa, inspirava-se na Globeleza. “Era a referência que eu tinha quando criança de uma mulher negra de sucesso na TV.”
O caminho para o mercado financeiro se abriu quando estava no ensino médio, ao se espelhar nos professores para tentar uma faculdade pública. Passou no vestibular e se formou no curso pela Universidade de São Paulo, mas só ganhou gosto pela economia quando, de fato, começou a trabalhar.
As conquistas vieram com seus desafios. Enquanto estudava na USP e fazia estágio na Faria Lima, enfrentava quatro horas e meia de transporte por dia. “No início, minha maior barreira era a geográfica.” Com o tempo, percebeu que ser uma mulher negra no setor vinha com uma bagagem extra. “Para poder ser respeitada, tinha que alisar o cabelo, me vestir bem, mas nada muito extravagante, ter pulso muito firme e, às vezes, falar mais alto do que homens.”
Depois de quebrar inúmeras barreiras, Laiz sentiu o desejo de ter companhia e, em 2021, fundou a Black Swan, uma iniciativa que ajuda a ampliar oportunidades profissionais para mais de 200 mulheres negras no mercado financeiro por meio de programas de mentoria. “Quero fazer com que elas entendam o quão poderosas são e o quão bem-sucedidas podem ser.”
Entre a rotina corrida de gerenciar o trabalho no BNP Paribas e a iniciativa, Laiz faz questão de reservar os domingos para um respiro da vida profissional: quando não está com a família, viajando ou praticando algum esporte ao ar livre, pode ser encontrada nos cinemas, sua outra paixão. “Sou uma pessoa que não gosta de ficar parada.”
Pela frente, a economista já busca treinar novos talentos para ocuparem seu lugar no futuro. “Quando sair do mercado, quero ter mulheres que ajudei a formar prontas para assumir esse espaço.”
Matéria originalmente publicada por (https://forbes.com.br/forbes-mulher/2025/06/como-laiz-carvalho-superou-barreiras-e-se-tornou-referencia-no-mercado-financeiro/) e editada por Black News Brasil para contextualização e clareza.
Por: Redação Black News Brasil
-
Cultura3 semanas agoGrammy Latino 2025 é nesta quinta-feira (13); veja tudo o que você precisa saber
-
Educação2 semanas agoComo tratar religião no jornalismo; Ronilso Pacheco
-
Cultura3 semanas agoTony Tornado conta ‘segredo’ para chegar aos 95 anos: ‘Feijoada e torresmo’
-
Economia4 dias agoVitória do Trabalhador: Lula cumpre promessa histórica e isenta IR para quem ganha até R$ 5 mil
-
Cultura3 semanas agoEmicida receberá título de Doutor Honoris Causa da UFRGS
-
Comportamento5 dias agoMilhares de mulheres negras marcham em Brasília e entregam manifesto com 11 reivindicações ao Governo Federal
-
Sudão2 semanas agoA Maior Crise do Mundo: Sudão tem 10 milhões de deslocados e clama por atenção global.
-
Comportamento3 semanas ago‘Diddy’ Combs aparece quase irreconhecível em imagem feita dias após transferência de prisão