Acompanhe nas redes

Educação

Fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025: PF cumpre mandado no Ceará por suspeita de vazamento de provas

A Polícia Federal deflagrou a Operação Profeta, no Ceará, para apurar possível divulgação antecipada de questões do ENEM 2025 o que compromete o acesso via cotas e confirma vulnerabilidades no sistema.

Publicado há

em

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão, em Fortaleza (CE), no âmbito da Operação Profeta, para investigar a divulgação antecipada de questões semelhantes àquelas aplicadas na prova do ENEM 2025.

Créditos: Agência Brasil / Polícia Federal

A requisição foi expedida pela Justiça Federal a pedido do Ministério da Educação (MEC), após a identificação, pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de publicações em plataformas digitais com questões semelhantes às da prova oficial.

Impacto estrutural
O exame porta de entrada para milhões de jovens ao ensino superior, inclusive via políticas de ações afirmativas e cotas raciais repõe-se como instrumento nacional de mobilidade social. A suspeita de vazamento atinge diretamente sua legitimidade e igualdade de oportunidades.

Lente BNB: desigualdade racial e sabotagem institucional
Para os jovens negros e de baixa renda, que dependem do ENEM como principal via de acesso à universidade pública ou bolsas, a integridade da prova é um requisito básico de justiça. Qualquer falha no sistema mina a eficácia das cotas e amplia a distância entre quem possui recursos e quem depende do Estado. A Operação Profeta, portanto, não é apenas uma investigação de fraude — é uma salvaguarda da equidade educacional.

O que vai ocorrer
A PF afirmou que busca “esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar responsáveis pela obtenção e divulgação indevida”.
Se comprovadas irregularidades, poderá haver anulação de questões, reaplicação da prova e novas medidas de segurança para as próximas edições.

Por que importa

  • O ENEM é mecanismo central para acesso de jovens negros às universidades e ao mercado de trabalho.
  • Fraudes ameaçam a política pública de cotas e o acesso justo.
  • A operação demonstra que o Estado age, mas também evidencia a fragilidade das salvaguardas num exame de massas.
  • Manter a confiança no exame é garantir que ele continue sendo efetivo como instrumento de igualdade.

 

Por: Redação Black News Brasil  (creéditos Agência Brasil)

A Redação Black News Brasil reúne jornalistas e colaboradores comprometidos em informar, contextualizar e ampliar narrativas a partir de uma lente negra.

Apoio

África em Conflito

Destaque

© 2025 Black News Brasil
Todos os direitos reservados.